Compliance

Precisa de mais informações?

Fale agora com um especialista

GESTÃO DE RISCO, COMPLIANCE E AUDITORIA

Com especialização na Área, o Advogado Thiago Bastos utiliza dos três conceitos interligados, e que são essenciais para a prevenção de irregularidades, melhoria da governança corporativa e mitigação de riscos em empresas, instituições, órgãos públicos e organizações da área da saúde e respectivos profissionais.

Gestão de Risco

A Gestão de Risco consiste em um conjunto de práticas, políticas e processos adotados para identificar, avaliar, monitorar e mitigar riscos que possam afetar negativamente uma organização. Esses riscos podem ser operacionais, estratégicos, jurídicos, regulatórios, reputacionais, entre outros.
Principais Etapas da Gestão de Risco:

  • Identificação do risco: análise de vulnerabilidades e ameaças.
  • Avaliação do impacto: mensuração dos prejuízos potenciais.
  • Implementação de medidas preventivas: estratégias para mitigar ou eliminar riscos.
  • Monitoramento contínuo: revisão periódica para ajustes necessários.

Exemplo prático: No setor da saúde, a gestão de risco hospitalar busca evitar erros médicos, falhas em procedimentos e problemas estruturais que possam comprometer a segurança dos pacientes, sendo neste caso, a atuação de profissional com conhecimento em Direito Médico e da Saúde com outros profissionais da área primordial na Atuação.

Compliance

O termo Compliance vem do inglês “to comply”, que significa “estar em conformidade”. Trata-se do conjunto de normas e procedimentos internos adotados para garantir que a empresa ou instituição atue em conformidade com a legislação, regulamentos e códigos éticos aplicáveis.

Objetivos do Compliance:

  • Prevenir fraudes e irregularidades (ex.: corrupção, lavagem de dinheiro).
  • Assegurar o cumprimento de normas regulatórias (ex.: ANVISA, CFM, CNJ, Conselhos Profissionais, Legislações Trabalhistas).
  • Proteger a reputação da organização contra sanções e danos à imagem.
  • Evitar responsabilização legal de gestores e funcionários.

Exemplo prático 01: Em um hospital, um programa de compliance médico pode garantir que os profissionais sigam corretamente protocolos clínicos e regulamentos sanitários, reduzindo riscos de processos éticos e jurídicos.

Exemplo prático 02: Em uma empresa, atuação preventiva para implementação de atualização de exigências legais para que não sejam penalizadas e não tenham sanções de órgãos fiscalizadores por não desconhecerem da noram.

Como podemos ajudar?

Com um enfoque estratégico e buscando aliar a técnica com a prática, o Advogado Thiago Bastos garante que seu cliente esteja preparada para os desafios do cotidiano, alinhando-se às melhores práticas de governança e promovendo um ambiente saudável, ético e sustentável.

Thiago Bastos

OAB/PA 21.442
OAB/DF 84.529
OAB/SP 529.747

Thiago Bastos iniciou sua trajetória enfrentando desafios que moldaram sua determinação e caráter. Guiado por sua fé em Deus e pelo apoio incondicional da sua esposa e seus filhos, construiu uma carreira pautada na excelência jurídica e no compromisso com a justiça. Mais do que advogado, é um profissional que acredita no poder transformador do Direito, atuando com humanidade, ética e dedicação para fazer a diferença na vida de seus clientes e na sociedade.